sábado, 27 de setembro de 2008

A LINGUAGEM É UM PODEROSO INSTRUMENTO DO DIREITO

                        A necesssidade de comunicar-se é algo inerente à espécie humana.A linguagem utilizada para isso evoluiu junto com o homem.No mundo jurídico a linguagem é bem peculiar, haja vista demosntrar a riqueza cultural que seus operadores possuem, porém estes deveriam ser mais cuidadosos ao manejá-la.
                        As peças jurídicas bem como qualquer outra obra editada na área são inundadas por bonitos vocábulos, expressões em latim e brocardos jurídicos que estão prontos para cumprir seus papéis, a saber:encher os olhos de quem os lê, fazendo com que os recém adentrados no referido universo se vejam instigados a aperfeiçoar seus leques de expressões lingüisticas com o escopo precípuo de elevar o nível de seus discursos e assim conseguirem provar que estão corretos em seus argumentos.
                       Todavia, muitos operadores do Direito esquecem que o alvo de seus discursos não são apenas seus colegas, mas também os que foram em busca de justiça.Diante disso, muitos leigos se vêem na desconfortável posição de completa ignorância jurídica;pois, se já não bastasse o desconhecimento da lei em si, esta vem acompanhada de palavras de difícil compreensão.
                       Destarte, no Direito a linguagem é um instrumento de poder nas mãos e língua - já que a linguagem escrita é transportada para o discurso verbal - de quem os detém, pois para os que são operadores do Direito as palavras refletem suas posições de igualdade cognitiva, já para os leigos refletem suas ilusórias posições de superioridade.

5 comentários:

disse...

.....eita q lingua poderosa hem....minha patria é minha lingua....bjo

Déo Cardoso disse...

quem escreveu esse texto, paty? vc ou o Pasquale? (ou o grande irmão de cor, o juíz e ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa)????

De qq forma, parabéns. Assim aprendo um pouco mais sobre direito!

Patrícia Marques disse...

kkkkkkkk, Pasquale é?ah se eu tivesse pelo menos um pouquinho do conhecimento que o Prof tem...

Cleuton disse...

Nossa ficou otimo este texto me deu uma luz para uma redação.

Cleuton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.