terça-feira, 13 de novembro de 2007

a vida inteira

Fui ver a exposição de uma amiga artista plástica, cujo título é A VIDA INTEIRA QUE PODERIA TER SIDO E QUE NÃO FOI, realizada a partir de um poema de Manuel Bandeira.Essa frase me fez pensar tanto...aliás pensar eu penso sempre, o tempo todo, mas pensar sobre a vida que deveria ter sido e que não foi...é algo complicado.
Devemos imaginar nossas vidas sendo recheadas apenas de acontecimentos bons?impossível.O pior ( ou não ) é que sempre pensamos que ela deveria ter sido bem melhor do que já é.
Pretenciosos...
Se pararmos para analisar nossas vidas certamente chegaremos à conclusão que somos privilegiados em todos os sentidos, imagina quantas pessoas desejariam estar lendo isto no seu pc em casa, numa boa...quantas pessoas queriam ter a oportunidade de conhecer artistas e suas obras...blá, blá, blá...falar assim parece piegas, ser otimista num país como o nosso parece mais piegas ainda.
Mas voltando...a minha vida inteira ( contando até agora né)...poderia ter sido o que?Lembrei do filme Efeito Borboleta, que mostra que uma ação nossa pode mudar o fututo drasticamente, e é verdade, nossa felicidade está totalmente vinculada à nossa capacidade de discernimento.Teve um dia desses aí que eu quase piro pensando (olha eu pensando de novo rsrs) que o meu futuro depende só de mim, apenas de mim...é muita responsabilidade.Será que eu sou capaz de escolher o caminho certo para trilhar?o caminho certo pode ser o outro, aquele que não foi escolhido, o que eu poderia ter seguido...e como não o segui...virou a vida inteira que poderia ter sido e que não foi.Ainda bem que acredito em reencarnação, e assim, poderei reparar nas futuras existências os inúmeros erros de percurso que tomo, imagina se fosse só essa vida...a responsabilidade seria triplicada, perder uma existência interia sendo aquilo que eu poderia não ter sido (agora usando a ótica negativa da frase)kkkkkk ô confusão...sei mais nem o que eu tô escrevendo...rsrsrs
Não há um único caminho, o que há são inúmeras possibilidades, na verdade nossas dores, amores, ansiedades, decepções, desejos...fazem parte de nós, são consequências de escolhas nossas.Dessa vida.Não importa se escolhemos trilhar o caminho A ou B nem tampouco se o caminho C é que era o certo, e sim no que nos transformamos a partir daquela escolha.Se fizemos a lição direitinho tiraremos o melhor do que aconteceu, se foi bom, vale a pena repetir, se não...valerá a pena pensar mais um pouco antes de escolher.Mas se repetirmos o mesmo erro não precisa fazer uma tempestade num copo d'água (como as pessoas sempre dizem que eu faço kkk) é só chorar um diazinho, só para não perder a chance de fazer drama, e levantar a cabeça, ah sem esquecer de rir, rir muito de quão bobos somos, de quão bebês ainda estamos na arte de viver.Rir de nós mesmos é o melhor a fazer.
kkkkkkkkkkkk eu tô rindo de mim.
=]

Nenhum comentário: