domingo, 22 de julho de 2012

Vida Boa?

"Assim como lavamos o corpo deveríamos lavar o destino, mudar de vida como mudamos de roupa — não para salvar a vida, como comemos e dormimos, mas por aquele respeito alheio por nós mesmos, a que propriamente chamamos asseio."

Fernando Pessoa - Livro do Desassossego

Começo o post de hoje com esse trecho do livro de Fernando Pessoa que diz algo que concordo. Mudar de vida como mudo de roupa seria uma boa. Tão difícil e tão desejável. Não que minha vida não seja boa, muito pelo contrário, boa ela é até demais, mas o que desejo não cabe nesse adjetivo: boa. O que preciso não cabe, nem caberia na vida que tenho. Que, repito, já é boa. Acho que esplêndida, magnífica e incrível  são adjetivos que chegam mais perto do que realmente necessito. Parece conversa de quem tem mania de perseguição, mas toda as vezes que penso que estou quase tocando a tal felicidade, ela teima em correr de mim. E aquele sentimento que teimo em expulsar daqui de dentro volta a fazer morada. Sentimento que se materializa em questionamentos e pseudoconstatações: "Será que eu mereço?", "A felicidade está na vida de todas as pessoas do mundo, menos na minha." e por aí vai...

E pensar que esses adjetivos que expus acima não pedem nada demais para serem os substitutos do "vida boa". O que eu quero é tão simples. E porque é simples é tão rico pra mim. 

Que esse desassossego vá embora o mais breve possível, para que eu volte a ser eu.

Patrícia Marques

Nenhum comentário: