terça-feira, 5 de abril de 2011

Nadar faz um bem enOrme


Hoje acordei muito contente porque ontem, finalmente, comecei a fazer algo que há tempos vinha protelando, embora soubesse que só me faria bem: aprender a nadar. Mas na verdade eu só tinha uma pequena noção do bem que sentiria, porque o que eu senti ontem não é só um "bem" é um bem enOrme, isso pra usar de um eufemismo. A sensação de leveza, bem-estar e poder que essa atividade física proporciona é magnífica.

Quando fui falar com meu profº ele me perguntou o motivo pelo qual escolhi a natação, se foi por prescrição médica, falei que não, mas na realidade a resposta é meio sim e meio não porque o psiquiatra que fui (para obter a guia para marcar um psicólogo) falou que eu precisava fazer exercício físico urgentemente, dentre outras "coisitas". Então como uma das coisas que o ex namorado cármico me fez sentir de ruim tem a ver com a falta de habilidade com o nado, resolvi aprender de verdade, até porque eu pretendo aprender bodyboard, mas isso é uma vontade que não tem nada a ver com ele. Ano passado quando fui para a praia com minha amiga, vi um garotinho se divertindo numa pranchinha, que inveja boa que senti dele. A vontade de aprender partiu daí. Mas isso serão cenas de próximos capítulos.

Bom, estou imensamente feliz por ter descoberto que existe no mundo uma atividade física que dá prazer e não apenas esforço físico puxado e com a sensação de que não vai acabar nunca, como a musculação (puxar ferro é chato demais) e o pula pula do jump, que nas primeiras aulas até que é divertido, mas depois...blé!

Não posso deixar de falar do outro motivo pelo qual estou sentindo felicidade desde o momento que estava fazendo a aula. Que é a liberação da serotonina, uma substânica chamada de neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro, quando estimulada por exercícios físicos nos dá uma sensação de euforia - que foi o que senti ontem durante e após a aula e ainda estou feliz agora, mas um pouco menos - bom-humor, regulariza o sono, regulariza o apetite, enfim, felicidade é pouco. Essa substância atua contra a depressão, ansiedade e mau-humor. Quem precisa disso? ninguém, né! Precisamos é procurar fazer coisas que nos façam bem. Quando estamos bem fazemos todos que estão à nossa volta felizes também.

Recomendo a quem está passando por momentos não muito felizes na vida a procurar o contato com a água. Nade. Se não souber, mais um motivo para mergulhar nessa empreitada, aprender algo novo traz inúmeros benefícios tanto físicos quanto psicológicos: sensação de poder, de capacidade de que podemos aprender tudo e qualquer coisa na vida, tudo isso é ótimo em qualquer fase da vida.

E como eu falei tanto de coisa boa, de bom-humor, resolvi postar a receita do


Suco do Bom-humor:

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 1 banana nanica
  • 1/2 xícara de framboesa
  • 1 copo de água

Modo de Preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce a gosto
  2. Sirva a seguir.
Informações Adicionais

Preparo: 5 minutos
1 porção

Fonte: http://www.guiadadieta.com.br/dicas/suco-do-bom-humor/

Muitos beijos e ótima semana a tod@s!

Paty

Nenhum comentário: