quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Necessidade de Humanização dos Serviços Públicos de Saúde


Existem coisas na vida que de tão óbvias prescindem de imperativos de quem quer que seja. O apelo às humanização é uma delas, precipuamente no que tange à saúde.


Todavia, este é o setor que mais necessita de campanhas e mobilização para que o carinho, o afago e o amor sejam efetivamente colocados em prática, haja vista serem fatores de grande auxílio na promoção e recuperação da saúde do paciente.


Ademais, todos saem lucrando com boas maneiras, os que estão em tratamento e os que estão ali para tratar; pois que sorriso, abraço, palavras e ações positivas fazem bem para qualquer ser humano, enfermo ou não; conseqüentemente, estes evitarão futuras doenças físicas, psíquicas e emocionais. O bem-estar é contagioso.


Temos visto muitas notícias relativas a hospitais, onde pacientes morrem nos corredores por falta de leitos, mas também por falta de um olhar , um aperto de mão, atitudes que certamente todos gostariam de receber .O descasp faz mal à saúde, agrava o melhor dos prognósticos.


Em virtude disto urge que os profissionais da área de saúde, que escolheram esta como sua, estudem, especializem-se, mas também humanizem-se, que sejam pessoas no trato com pessoas, que a rotina não lhes tirem a sensibilidade e que os problemas não lhes sejam justificativas para tatarem os pacientes do Sistema único de Saúde - leia-se: desprovidos de condições financeiras para estarem em hospitais particulares - como estorvos.





*redação do concurso do Ministério da Saúde(02/11/08)

4 comentários:

Déo Cardoso disse...

a situação é gritante mesmo. inadmissível. sou totalmente CONTRA a mercantilização de serviços básicos para o ser-humano. saúde, educação...essas coisas deviam ser grátis. já que não é assim, acho que devia pelo menos existir uma lei onde todo e qualquer político (seja lá de que esfera for) fosse obrigado, juntamente com todos os familiares até terceiro grau, a ter atendimento em hospitais públicos, bem como seus filhos estudando na rede de ensino público também. Afinal, nada mais justo que o político use, como exemplo e modelo, os serviços que ele próprio administra.

Patrícia Marques disse...

Muito boa idéia viu Déo!

Daniel Leão disse...

você fez concurso pro ministério ? passou ? já fui contratado pela política de humanização do atendimento do SUS... o HumanizaSUS. Projeto lindo que tive a felicidade de fazer parte e conhecer ativistas como eu dos quatro cantos do país. :)

Patrícia Marques disse...

Que bacana Daniel, eu fiz concurso sim em 2008 p Ministério da Saúde, mas não passei. Continuo na luta.
Beijos!